Igarassu

Políticas públicas

O TCE-PE tem desenvolvido diversos trabalhos focados em políticas públicas e questões críticas da gestão pública. Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Para mais informações, explore cada área temática disponível.

Educação Icone
Educação
Saúde Icone
Saúde
Segurança Icone
Segurança
Saneamento Icone
Saneamento
Primeira Infância Icone
Primeira Infância
Transparência Icone
Transparência
Tecnologia da Informação Icone
Tecnologia da Informação
Outros Icone
Outros

Conheça mais sobre Igarassu

Igarassu é um município pernambucano situado na Região Metropolitana do Recife. A cidade foi um dos primeiros núcleos de povoamento do país e, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), abriga o mais antigo templo católico do Brasil, a Igreja dos Santos Cosme e Damião.

A cidade fica a cerca de 27 quilômetros de distância do Recife, capital do Estado, e sua população foi estimada em 118.370 pessoas, conforme dados do IBGE de 2020. Igarassu é o 12º município mais populoso de Pernambuco, o 11º mais rico (PIB) e o 15º em qualidade de vida (IDH-M).

Igarassu é dividida entre os distritos de Igarassu Centro, Nova Cruz e Três Ladeiras, e faz divisa com Abreu e Lima, Paulista, Goiana, Araçoiaba, Itapissuma, Tracunhaém, Itamaracá e Itaquitinga.

Educação

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2017), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 5,1 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 83º no Estado e 3838º no país) e 4,6 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (75º no Estado e 2721º no país), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2018, Santa Cruz do Capibaribe dispunha de 78 escolas para o ensino fundamental e 10 para o ensino médio.

Saúde 

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2017) na cidade é de 5,74 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 156º no Estado) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,3 para cada 1.000 habitantes (128º no Estado). De acordo com o Wikipédia, o município conta atualmente com 36 unidades de saúde públicas.

Economia

O PIB per capita de Santa Cruz do Capibaribe atingiu o valor de R$ 21.887,47 em 2018, segundo o IBGE. A atividade econômica predominante é a indústria, seguida por serviços e agricultura.

História

Igarassu tem origem no tupi e significa ?Canoa Grande?. Acredita-se que o nome vem da exclamação de surpresa dos índios ao avistarem grandes caravelas portuguesas.

Já para Manoel da Costa Honorato, o nome deriva de três palavras indígenas: Hi ou Ig = água ou rio; Guara = ave aquátic; e Açu = grande. Assim, a palavra significaria ?Rio dos Grandes Pássaros?, em alusão às embarcações que demandavam ao porto Sítio dos Marcos, durante os primeiros trinta e cinco anos da cidade.

A cidade foi fundada em 27 de setembro de 1535, após a vitória dos portugueses sobre os índios Caetés e por ordem do Capitão Afonso Gonçalves, que mandou erguer uma capela no local de vitória chamada de Santos Cosme e Damião, sendo hoje a mais antiga do Brasil.

Em 1516, os portugueses fundaram no Sítio dos Marcos a feitoria de Pernambuco, sendo um dos mais conhecidos ancoradouros do litoral do Brasil. A elevação à categoria vila ocorreu no ano de 1564 e criou os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, fazendo com que o local passasse a ter autonomia política, administrativa e econômica. Os Três Poderes se concentravam na Câmara Municipal e, no subsolo funcionava uma penitenciária.

Em 1594 foi criada a freguesia dos Santos Cosme e Damião e, em 1632, sob o comando do coronel Deiderick van Waerdenburch, os holandeses atacaram e saquearam a vila.

Dom Pedro II, ao visitar a vila em 1859, anotou em seu diário que a localidade não tinha ?nenhum futuro e só a estrada de Goiana poderá lhe dar alguma vida?.

Em 1893 constituiu-se município autônomo, tendo sido seu primeiro prefeito, o coronel Luiz Scipião de Albuquerque Maranhão. A vila foi elevada à categoria de cidade em 1895.

Em 1935, graças ao projeto de lei do então deputado Mário Melo, a cidade de Igarassu foi considerada Monumento Público Estadual. No dia 10 de outubro de 1972, visando proteger e resguardar o rico acervo existente na cidade, o Governo Federal, representado pelo IPHAN, tombou o conjunto arquitetônico da nucleação histórica, com uma área de 0,4 Km² (396.202 m²).

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 305,507 km², estando a cerca de 27 km de Recife, cujo acesso é feito pela BR 101. Os municípios limítrofes são Araçoiaba e Tracunhaém, a oeste; Itaquitinga, Itapissuma e Goiana, ao norte; Itamaracá, a leste; Abreu e Lima, ao sul; e Itamaracá, ao sudeste. 

O município encontra-se inserido nos domínios das bacias dos pequenos rios costeiros Igaraçu, Palmeira, Jarapiá, Cumbé, Catucá, Botafogo, Itapicuru, Tabatinga, das Pacas, Paripe, Conga, Bonança, Utinga, Timbó, Monjope e Maniquara.

Cultura, Turismo e Lazer

Pontos turísticos 

  • Sítio Histórico de Igarassu: um dos conjuntos arquitetônicos civis e religiosos mais antigos e mais bem conservados de Pernambuco. É o lugar onde encontram-se os monumentos mais importantes da cidade.
  • Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião: é a Igreja mais antiga do país e está localizada no Sítio Histórico de Igarassu.
  • Convento do Sagrado Coração de Jesus: localizado no Sítio Histórico de Igarassu. É um convento de estilo barroco que destaca pelas cinco belas janelas do andar superior de sua igreja, cujo interior encontram-se guardadas belas imagens de tamanho natural.
  • Museu Histórico de Igarassu: fundado em 1954 por José Eduardo da Silva Brito - então presidente do Instituto Histórico de Igarassu. Em 1972, o instituto repassou a administração para a Prefeitura Municipal de Igarassu. Atualmente ocupa três casas do século XVIII. Seu acervo é composto por 250 peças, entre documentos, pelas sacras, armas e numismática.
  • Casa de Câmara e Cadeia: construída no século XVIII e localizada no Sítio Histórico.
  • Marco de Pedra: monumento formado por uma estrutura quadrangular, sobre a qual está situada uma coluna cilíndrica decorada com o escudo das quinas. Era o ponto que delimitava as capitanias de Pernambuco e Itamaracá.
  • Convento de Santo Antônio: construído no fim do século XVI. Foi o terceiro convento construído no Brasil pelos padres franciscanos e tem o estilo barroco. Destaca-se a cúpula de sua igreja e sua sacristia decorada com belos azulejos. Atualmente é a sede do Museu Pinacoteca de Igarassu.
  • Museu Pinacoteca de Igarassu: localizado no Convento de Santo Antônio. Inaugurado em 1957 e no seu interior está uma das mais importantes coleções da América Latina, composta de 24 quadros e painéis dos séculos XVII e XVIII.
  • Capela de Nossa Senhora do Livramento: situada ao lado da Prefeitura Municipal, Praça da Bandeira. Possui uma cúpula em estilo barroco, construída no século XVIII.
  • Capela de São Sebastião: localizada no Sítio Histórico de Igarassu, construída no século XVIII.
  • Refúgio Ecológico Charles Darwin: Instituição particular com mais de 40 anos. Situada no interior de uma reserva de mata atlântica, a 8 quilômetros do Sítio Histórico. Sua função é realizar um trabalho de educação ambiental e conservação da natureza.

 

Fontes: IBGE, Prefeitura de Igarassu e Wikipédia.