Camaragibe

Políticas públicas

O TCE-PE tem desenvolvido diversos trabalhos focados em políticas públicas e questões críticas da gestão pública. Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Para mais informações, explore cada área temática disponível.

Educação Icone
Educação
Saúde Icone
Saúde
Segurança Icone
Segurança
Saneamento Icone
Saneamento
Primeira Infância Icone
Primeira Infância
Transparência Icone
Transparência
Tecnologia da Informação Icone
Tecnologia da Informação
Outros Icone
Outros

Conheça mais sobre Camaragibe

Camaragibe é um município de Pernambuco que faz parte da Região Metropolitana do Recife, sendo a oitava cidade mais populosa do Estado.

A sua população foi estimada em 158.899 habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2020. Camaragibe é o 15º mais rico (PIB) e o 7º em qualidade de vida (IDH-M) em Pernambuco.

Educação

Informações do site oficial da Prefeitura de Camaragibe mostram que as atribuições da Secretaria de Educação são coordenar, superintender e executar as ações de oferta de educação pública de qualidade, através de planejamento e execução da política municipal de educação; articulação com o conselho municipal de educação; administração e manutenção das unidades da rede escolar do Município, além de outras pertinentes à pasta.

De acordo com o último levantamento publicado pelo IBGE (2017), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 5,0 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (59º no Estado e 3757º no país) e 4,6 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (33º no Estado e 5570º no país), ambos os indicadores da rede pública.

O Ideb é um indicador criado pelo Governo Federal utilizado para qualificar o aprendizado e estabelecer metas para melhorar o ensino, sempre avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Também de acordo com o IBGE, o município de Camaragibe conta com 77 escolas para o ensino fundamental e 24 para o ensino médio.

Saúde

A Prefeitura de Camaragibe informa que a Secretaria de Saúde do município tem as atribuições de planejar, coordenar e executar a política municipal de saúde, tendo como objetivo a proteção da população pelo combate às doenças endêmicas, epidêmicas, crônico-degenerativas e carenciais, utilizando mecanismos de fiscalização e controle de condições ambientais e de saneamento; operação regular da rede de saúde municipal, exercendo o controle, qualidade e eficiência dos serviços prestados pelo município e por terceiros conveniados e contratados; formulação, apoio e execução de programas e projetos de saúde pública, além de outras ações pertinentes à pasta.

De acordo com o IBGE, a taxa de Mortalidade Infantil Média (2017) na cidade é de 14,75 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 63º no Estado e 1971º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,5 para cada 1.000 habitantes (93º no Estado e 3330º no país). De acordo com a Wikipedia, o município conta com 56 estabelecimentos de saúde, sendo nove públicos. De acordo com o site da Prefeitura de Camaragibe, a cidade conta com 45 postos de saúde.

Economia

O PIB per capita de Camaragibe atingiu o valor de R$ 11.238,05 em 2017, segundo o IBGE (59º do Estado e 6º de 8 da Região Metropolitana do Recife). A atividade econômica predominante é o setor de serviços, seguido dos setores industrial e da agricultura.

Segundo o Wikipedia, em 2018 foi inaugurado o Camará Shopping, com área construída de 61.000 m², mais de 100 lojas, além de cinema e praça de alimentação. O projeto preserva oito hectares de fauna e flora. A construção foi pensada de forma sustentável, com a aplicação de técnicas de construção civil e soluções inovadores, a exemplo da instalação de um biodigestor para a geração de energia alternativa.

Política

Camaragibe era distrito de São Lourenço da Mata e, em 20 de dezembro de 1963, a Lei Estadual nº 4.988 o transformou em município. Em 6 de julho de 1964, através de acórdão do Tribunal de Justiça, seu território foi anexado novamente ao de São Lourenço da Mata e, apenas em 13 de maio de 1982 desmembrou-se novamente, de acordo com a Lei nº 8.951, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

O primeiro prefeito eleito em Camaragibe foi Carlos Lapenda, que ocupou o cargo entre os anos de 1982 e 1989. Atualmente, a Câmara de Vereadores conta com 12 parlamentares.

História

O nome Camaragibe é indígena e tem origem tupi, que tem como significado ?rio dos camarás?. Camarás eram as plantas camarás que brotavam na cidade. A área era povoada por índios até a chegada dos portugueses no século XVI, liderada por Duarte Coelho. As terras eram utilizadas para a exploração do pau-brasil e, mais na frente, foi utilizada para produzir cana-de-açúcar. Em 1549 foi fundado o Engenho Camaragibe, considerado um dos mais ricos da região, até a invasão holandesa. Com Maria Anita Amazonas Mac Dowell, o Engenho Camaragibe ficou ainda mais conhecido nos dias atuais. A dona Maria Amazonas residiu na casa grande e casou-se com Samuel Macdowell e contribuiu na construção do Seminário Cristo Rei e do Convento das Carmelitas, entre 1949 e 1956.

Entre 1891 e 1895, a Fábrica de Tecidos CIPER (Companhia Industrial Pernambucana) foi implantada na cidade pelos engenheiros Carlos Alberto de Menezes e Pierre Collier, este último teve seu nome dado a uma das principais ruas da cidade. A fábrica de tecelagem de Camaragibe foi essencial para o crescimento do município. Ela possuía 584 teares (aparelho mecânico para fins de tecelagem) e 12.488 fusos (instrumentos de fiar) de procedência inglesa, com capacidade para produzir 7.000 metros anuais de tecidos (linho, brim, inglesa, popeline, tricoline e zefire), consumir 840.000 kg de algodão, com força de 950 Hp, e empregava aproximadamente, 1.400 operários. 

Hoje, o local onde era CIPER é chamado de Vila da Fábrica, pois de acordo com pesquisadores e historiadores era onde os operários moravam, sendo a primeira vila operária da América Latina.

No período colonial, Camaragibe possuía os açudes São João, mais conhecido como Queda d?Água, Flamengo, Timbí e São Bento, mais conhecido por Balde. Hoje existe apenas uma parte do Açude Timbi, abrigando animais como jacaré do papo amarelo, garça branca, galinha d?água e cágado.

No dia 13 de maio de 1982, Camaragibe foi emancipada do município de São Lourenço da Mata e tornou-se mais uma das cidades da Região Metropolitana do Recife.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 51,275 km², estando a cerca de 16 quilômetros de Recife. Os municípios limítrofes são Recife ao leste e sudeste; São Lourenço da Mata a oeste e sudoeste; Paulista e Paudalho ao norte. Camaragibe está incluído na Província da Borborema e tem o relevo predominante de Tabuleiro Costeiros. A sua vegetação é a mata atlântica, composta por florestas sub-perenifólias, com partes de floresta sub-caducifólia. O município de Camaragibe também está incluído nos domínios dos Grupos de Bacias Hidrográficas de Pequenos Rios Litorâneos, sendo Capibaribe e Beberibe seus principais rios. 

A cidade não possui distritos, apenas a sede. Camaragibe é cortada pelas rodovias PE-027 (Avenida General Newton Cavalcanti), PE-005 (Avenida Belmino Correia), PE-018 (Estrada de Caetés) e PE-16 (Estrada de Mumbeca). O município também conta com o metrô do Recife.

A área central da cidade é marcada por um relevo extremamente acidentado e alta densidade populacional.

Cultura, Turismo e Lazer

Pontos Turísticos

- Bairro de Aldeia: onde fica a parte mais alta da cidade, atraindo um maior número de visitantes pelo seu clima agradável e coberto de verde. O local abriga diversos clubes com aluguéis de cavalo, além de spas, restaurantes e hotéis e pousadas campestres. Aos fins de semana o movimento é maior. Distante apenas 16 quilômetros da capital, Aldeia já passou a ser residência fixa de muitas famílias.

- Vila da Fábrica: principal bairro de Camaragibe, possui uma riqueza histórica. Abrigou a primeira vila operária da América Latina e foi cenário de importantes clubes, como o Peñarol, que passou a abrigar a Biblioteca Municipal, e o Guarany Esporte Clube, um dos primeiros a ser filiado à Federação Pernambucana de Futebol (FPF);

- Peñarol Biblioteca Municipal: localizada na Vila da Fábrica, foi um importante clube da cidade;

- Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro: também localizado na Vila da Fábrica e conta com 402 lugares, palco italiano. Já foi sede de vários eventos, como Festival Varilux de Cinema, Palco Preto, Animage e Encontro de Artes Cênicas de Camaragibe.

- Casa de Maria Amazonas: é uma das edificações mais antigas de Camaragibe e pertence à Dona Maria Amazonas Mac Dowell, onde residiu desde o seu nascimento, em 1908. Pertenceram à sua família, influentes políticos. O casarão possui 02 pavimentos, 07 salas, 11 quartos e uma capela sob invocação de São Tiago. A Casa Grande do antigo Engenho Camaragibe foi tombada pela Fundarpe como Patrimônio Histórico. O casarão do século XVII é conhecido entre os moradores como ?Casa de Maria Amazonas?.

- Convento das Carmelitas: Foi transferido do Recife para Camaragibe em 1954 e abriga as Carmelitas Descalças (monjas reclusas).

Esportes

A cidade é representada no futebol pelo Retrô Futebol Clube Brasil, fundado em 2016, tendo disputado o Campeonato Pernambucano em 2019 pela primeira vez.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Camaragibe e Wikipédia.