Surubim

Políticas públicas

O TCE-PE tem desenvolvido diversos trabalhos focados em políticas públicas e questões críticas da gestão pública. Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Para mais informações, explore cada área temática disponível.

Educação Icone
Educação
Saúde Icone
Saúde
Segurança Icone
Segurança
Saneamento Icone
Saneamento
Primeira Infância Icone
Primeira Infância
Transparência Icone
Transparência
Tecnologia da Informação Icone
Tecnologia da Informação
Outros Icone
Outros

Conheça mais sobre Surubim

Surubim é um município pernambucano conhecido como a Capital da Vaquejada. É formado pelos distritos sede e Chéus. A cidade está a cerca de 119 quilômetros da capital do estado, Recife, e sua população foi estimada em 65.647 habitantes, conforme dados do IBGE de 2020. Surubim é o 28º município mais populoso de Pernambuco e o 59º mais rico (PIB).

Educação

De acordo com o site da Prefeitura Municipal de Surubim, é de competência da Secretaria de Educação: o planejamento e a execução da política educacional do Município através da priorização de instalação e manutenção de estabelecimentos de ensino, elaborando, organizando, administrando, controlando e avaliando o sistema educacional.

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2019), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 5,0 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 100º no Estado) e 4,7 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (61º no Estado), ambos os indicadores da rede pública. 

O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2018, Surubim dispunha de 47 escolas para o ensino fundamental e 8 para o ensino médio.

Saúde 

A Prefeitura do município estabeleceu que são competências da Secretaria de Saúde: planejar, coordenar e executar a política municipal de saúde pública e trabalhar em consonância com os órgãos equivalentes da União e do Estado, com vistas à consolidação do Sistema Único de Saúde, tendo como finalidade promover a qualidade de vida do cidadão e dos grupos populacionais, no que diz respeito à atenção integral à saúde individual e coletiva.

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2019) na cidade é de 12,51 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 92º no Estado) e as Internações por Diarreias (2016) são de 1,1 para cada 1.000 habitantes (43º no Estado). De acordo com o Wikipédia, o município conta atualmente com 20 unidades de saúde públicas ou privadas (hospitais, clínicas, ambulatórios e postos).

Economia

O PIB per capita de Santa Cruz do Capibaribe atingiu o valor de R $11.683,83 em 2018, segundo o IBGE. As atividades econômicas predominantes são agricultura e pecuária.

História

A cidade ganhou este nome para homenagear o boi Surubim que foi atacado e devorado por uma onça nas terras da fazenda de Lourenço Ramos, que deram origem ao município.

A cidade originou-se de uma fazenda de gado pertencente a Lourenço de Ramos da Costa. Em 1864, ele construiu um oratório dedicado a São José, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava missas aos domingos. No entorno do oratório surgiram as primeiras casas.

Em 1878, o oratório foi substituído por uma capela. No dia 8 de junho de 1891, a lei provincial nº 1585 criou a freguesia de São José de Surubim, instalada em 1885 e regida canonicamente pelo padre José Francisco Borges.

O município foi emancipado através da lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928, onde foi desmembrado de Bom Jardim.

Surubim também é conhecida pelos seus filhos ilustres: José Abelardo Barbosa de Medeiros, conhecido como Chacrinha e Velho Guerreiro, comunicador de rádio e televisão brasileira, e Lourenço da Fonseca Barbosa (Capiba), compositor de frevo pernambucano.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 252,896 km², sendo o 97º município em tamanho do Estado. Surubim está a cerca de 119 quilômetros do Recife. Os municípios limítrofes são: Vertente do Lério e Casinhas, ao Norte; Salgadinho, João Alfredo, Bom Jardim e Limoeiro, ao Leste; Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho, a Oeste; e Riacho das Almas e Cumaro, ao Sul.

O município está inserido na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe e como principais tributários os rios Capibaribe e Caiai, além dos riachos do Brás, Maracajá, Pocoró, do Tanque Doce, Taepe e do Manso, todos de regime intermitente. O relevo de Surubim está inserido nas Áreas Desgastadas da Província Borborema. A altitude média de Surubim é de 394m.

O município, assim como a maior parte da região no seu entorno, apresenta vegetação de caatinga hiperxerófila. Nas cristas residuais altas predominam os solos litólicos, nos topos e vertentes das ondulações, os solos brunos não cálcicos e nas baixas vertentes das ondulações os planossolos Os solos são pouco profundos e de fertilidade variando entre média e alta.

Cultura, Turismo e Lazer

Um dos lugares mais visitados em Surubim é a Praça São Marcelino Champagnat, localizada em frente à Igreja dedicada ao santo, no Bairro São José.

As festas tradicionais da cidade são:

  • Festa de São José e São Sebastião;
  • Carnaval de Surubim;
  • Vaquejada de Surubim.

Esporte

A cidade de Surubim possui um clube no Campeonato Pernambucano de Futebol, o Surubim Futebol Clube, que joga no Estádio Carlos Alberto Gomes de Oliveira.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Surubim e Wikipédia.