Glória do Goitá

Políticas públicas

O TCE-PE tem desenvolvido diversos trabalhos focados em políticas públicas e questões críticas da gestão pública. Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Para mais informações, explore cada área temática disponível.

Educação Icone
Educação
Saúde Icone
Saúde
Segurança Icone
Segurança
Saneamento Icone
Saneamento
Primeira Infância Icone
Primeira Infância
Transparência Icone
Transparência
Tecnologia da Informação Icone
Tecnologia da Informação

Conheça mais sobre Glória do Goitá

Glória do Goitá é um município localizado na zona da mata de Pernambuco e fica a cerca de 65 quilômetros de Recife, capital do estado.

A população do município foi estimada em 30.751 habitantes, conforme dados do IBGE de 2020. Glória do Goitá é a 65º cidade mais populosa de Pernambuco e o 26º mais rico (PIB).

Os distritos são: sede, Apoti, Tapera e Vila da Glória.

Educação

Informações do site oficial da Prefeitura do município, as atribuições da Secretaria de Educação são: articulac¸a~o com outros o´rga~os ou instituic¸o~es pu´blicas e particulares, nacionais e internacionais, com vistas ao cumprimento de suas finalidades; atuac¸a~o articulada com o´rga~os e entidades, pu´blicas, privadas e do terceiro setor, nacionais, estrangeiras e internacionais; definir políticas e diretrizes de educação, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com o Plano Nacional de Educação; desempenhar outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, bem como outras que lhe forem delegadas; organizac¸a~o e administrac¸a~o do Sistema Municipal de Ensino; elaborac¸a~o, execuc¸a~o e acompanhamento do Plano Municipal de Educac¸a~o; orientac¸a~o, coordenac¸a~o e supervisa~o das atividades pedago´gicas; administrac¸a~o do programa de capacitac¸a~o dos profissionais de educac¸a~o; e proporcionar uma educação pública, gratuita e democrática, voltada à formação integral do ser humano para que possa atuar como agente de construção científica, cultural e política da sociedade, assegurando a universalização do acesso à escola e da permanência com êxito no decorrer do percurso escolar de todos os estudantes.

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2017), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 4,2 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 150º no Estado e 4817º no país) e 3,3 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (163º no Estado e 4833º no país), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2020, Glória do Goitá dispunha de 33 escolas para o ensino fundamental e 3 para o ensino médio.

Saúde

A Prefeitura do município estabeleceu que cabe à Secretaria de Saúde: Representar e responsabilizar-se pela Política Municipal de Saúde; promover, preservar e recuperar a saúde da população, exercendo função de órgão normativo da Prefeitura Municipal no setor da Saúde; e planejar, orientar, coordenar, supervisionar e executar em todo Município medidas que visem implantar e manter a política sanitária nos aspectos de promoção, prevenção e recuperação da Saúde, além de outras atividades correlatas que forem atribuídas.

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2019) na cidade é de 19,23 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 32º no Estado e 1210º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 1,0 para cada 1.000 habitantes (47º no Estado e 2419º no país). De acordo com o IBGE, o município conta 13 unidades de saúde pública (2009).

Economia

O PIB per capita de Santa Cruz do Capibaribe atingiu o valor de R$ 14.973,38 em 2018, segundo o IBGE. As atividades econômicas predominantes são agricultura e comércio. Glória do Goitá tem uma extensa área plantada de cana-de-açúcar, mas o município não tem nenhuma usina. Parte dos moradores trabalha no pequeno comércio local. Mesmo longe do mar, a Glória do Goitá tem uma grande quantidade de coqueiros. Os cocos são vendidos para a Ceasa, no Recife. No município há também muitas granjas - algumas produzem aves destinadas para o corte e são integradas com o abatedouro de aves de Nazaré da Mata e outras destinam-se à produção de ovos.

Recentemente, Glória do Goitá ganhou um distrito industrial, onde se destacam as fábricas da Nissin Miojo, Fundição WHB e Total Plastic que estão em funcionamento.

História

A ocupação do território teve início quando David Pereira do Rosário recebeu as terras por doação de uma neta de Duarte Coelho. Lá fixou residência no sítio Lagoa Grande e lavradores iniciaram o cultivo de terras.

Por volta de 1760, o loc al onde hoje fica o município era ocupado por lavradores que mandaram construir uma capela dedicada à Nossa Senhora da Glória. Em volta dessa capela, surgiu um pequeno povoado e, posteriormente, em 1775,  monges do Mosteiro de São Bento de Olinda foram para a região.

A vila foi criada a 6 de maio de 1837. Glória do Goitá tornou-se município autônomo, emancipado de Paudalho em 9 de julho de 1877.

A desmembração ocorreu pela Lei Provincial nº. 1.297, sendo formado pelos distritos Apoti, Nossa Senhora da Glória e Tapera de Santa Maria.

A denominação do município tem origem na junção do nome da padroeira, Nossa Senhora da Glória, com o rio Goitá, topônimo que tem origem no termo tupi ?gua-ita?, que significa ?pedra da baixa?.

Antigamente o município de Glória do Goitá, dominava os distritos de Chã de Alegria e Feira Nova. Anos depois os distritos passaram a ser cidades através de decreto.

A cidade também é conhecida como "Rio Goitá" que o apelido foi dado de origem a um rio que vem de São Lourenço da Mata e percorre Glória do Goitá.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 234,214 km², sendo o 102º maior município de Pernambuco.  Os municípios limítrofes são Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Paudalho, ao norte; Vitória de Santo Antão, ao sul; Chã de Alegria, ao leste; e Passira, a oeste.

O município está inserido na bacia do Rio Capibaribe. Seu principal tributário é o Rio Goitá.

Cultura, Turismo e Lazer

É a terra de José Gomes, o Cabeleira, conhecido como o primeiro cangaceiro. Foi imortalizado na obra "O Cabeleira'', de Franklin Távora, escritor do Romantismo Brasileiro.

É também a terra de Madame Satã, artista conhecido nacionalmente por sua vida conturbada. Foi imortalizado no filme homônimo. 

O maracatu é uma das tradições do município, os moradores passam o ano inteiro confeccionando suas fantasias de maracatu para desfilarem no carnaval do município, que é uma festa bastante tradicional e animada.

É o berço do mamulengo e tem como representantes Zé de Vina e José Lopes ("goiabinha"). Os mamulengos são confeccionados com madeira e chita. 

O Museu do Mamulengo destaca-se como o principal ponto de cultura, situado no antigo mercado público no centro da cidade, apresenta diferentes peças do teatro de bonecos, como também oficina de mamulengos levando o nome do município para diversos locais, inclusive para o exterior.

Além do mamulengo, a cidade apresenta também a roda de coco de Ciríaco e o único museu do cavalo-marinho do Brasil, sob administração do Mestre Zé de Bibi, um dos vencedores do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Ministério da Cultura, em 2009.

A cidade também tem muitos poetas orais e de bancada como Zé de Boô , Urbano de Souza Costa, Seu Pirrito e Zezinha Lins, autora dos livros Tecelã do Tempo, histórias de uma vida ( 2017) e Partes do meu todo (2018). , e a obra E por falar em mulher... (2019).

Fontes: IBGE, Prefeitura de Glória de Goitá  e Wikipédia.