Serra Talhada

Políticas públicas

O TCE-PE tem desenvolvido diversos trabalhos focados em políticas públicas e questões críticas da gestão pública. Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Para mais informações, explore cada área temática disponível.

Educação Icone
Educação
Saúde Icone
Saúde
Segurança Icone
Segurança
Saneamento Icone
Saneamento
Primeira Infância Icone
Primeira Infância
Transparência Icone
Transparência
Tecnologia da Informação Icone
Tecnologia da Informação
Outros Icone
Outros

Conheça mais sobre Serra Talhada

Serra Talhada é um município localizado em Pernambuco e é considerado o principal da Mesorregião do Sertão Pernambucano por ser pólo em saúde, educação e comércio. Também é a terra do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião. 

A cidade fica a 415 quilômetros do Recife e é o segundo município mais importante de todo o sertão do Estado. Sua população foi estimada em 87.467 habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2021. 

Os distritos são: Distrito-sede, Bernardo Vieira, Pajeú, Tauapiranga, Caiçarinha da Penha, Logradouro, Luanda (Água Branca), Santa Rita e Varzinha.

Educação

De acordo com informações do site oficial da Prefeitura de Serra Talhada, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem a finalidade de oferecer, no âmbito do Ensino Fundamental e modalidades afins, serviço educacional público de qualidade social, consolidando a busca da educação integral, ampliando a jornada de estudos e convivência, qualificando o currículo escolar e fortalecendo o reconhecimento da criança, do adolescente, do jovem, do adulto e idoso como sujeitos de direitos, além de promover o desenvolvimento de uma política educacional completa e qualificada no Município.

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2017), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 5,7 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 29º no Estado) e 4,9 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (35º no Estado), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2018, Serra Talhada dispunha de 84 escolas para o ensino fundamental e 12 para o ensino médio.

Saúde

De acordo com o site oficial da Prefeitura de Serra Talhada, a Secretaria Municipal de Saúde tem como atribuições planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política geral de saúde do Município, compreendendo tanto o cuidado ambulatorial quanto o hospitalar, além de planejar, desenvolver e executar as ações de vigilância sanitária, em saúde e epidemiológica afetas à sua competência.

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2017) na cidade é de 13,11 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 87º no Estado e 2315º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 6,2 para cada 1.000 habitantes (2º no Estado e 531º no país). De acordo com o Wikipédia, o município conta atualmente com 42 unidades de saúde públicas.

Economia

O PIB per capita de Serra Talhada atingiu o valor de R $16.007,65 em 2018, segundo o IBGE, sendo o 22º do Estado de Pernambuco. 

A cidade é a mais próspera do Sertão de Pajeú, sendo um centro em desenvolvimento nas áreas de comércio, lazer e cultura.

Política

Dados sobre a política do município mostram que Serra Talhada já teve 32 prefeitos e apenas uma prefeita (a atual).

De acordo com informações do site oficial da Câmara de Vereadores do Município, o Poder Legislativo Municipal foi instituído em Serra Talhada com a denominação de Conselho Municipal, a exemplo de outros locais da Federação. Seus membros eram chamados de Conselheiros Municipais.

Posteriormente, o Conselho passou a ser denominado de Câmara Municipal e os Conselheiros passaram a se chamar vereadores. Com a mudança, o serviço também passou a ser remunerado. 


O legislativo foi criado em Serra Talhada em 1893, ano em que o município conseguiu autonomia. Em 1914, o prefeito Adolfo Côrte construiu um prédio exclusivo para o Legislativo Municipal, onde hoje funciona a Casa da Cultura.

História

De acordo com informações da Wikipedia, a cidade teve início no século XVIII com a chegada do capitão-mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes de Magalhães, que arrendou a sesmaria à Casa da Torre, nas margens do Rio Pajeú e instalou a fazenda que passou a ser chamada de Serra Talhada, numa alusão à serra onde era localizada.

Agostinho Nunes de Magalhães e seus filhos, além de outros portugueses, migraram para o Brasil na esperança de instalar um engenho de cana-de-açúcar, mas descobriram que não tinham capital suficiente para a empreitada, daí adentraram no sertão para explorar a criação de gado. 

A posição de privilégio dos currais do capitão, nos caminhos que levavam ao Ceará, Paraíba e Bahia, passaram a ser ponto de encontro dos vaqueiros e peões que transportavam seu gado. Daí, começou a juntar feirantes, negociando animais e outros bens. Tudo isso por volta de 1789/1790, mesma época em que era levantada uma capela para a fazenda sob as bênçãos de Nossa Senhora da Penha.

Em 1893 foi instalada a primeira Câmara Municipal de Serra Talhada e eleito o primeiro prefeito, Andrelino Pereira da Silva, o Barão do Pajeú. Somente em 1939, por um decreto do governador Agamenon Magalhães, Villa Bella recebeu seu nome de origem e passou a se chamar Serra Talhada.

Seus fundadores participaram ativamente da história de Pernambuco e do Brasil, e seus descendentes, como Agamenon Magalhães figuram entre as principais lideranças políticas brasileiras.

A cidade também é rica pelos seus artistas e intelectuais, com destaque para a figura cultural Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), o rei do cangaço, e a dança criada pelo seu bando: o xaxado. Hoje em dia é conhecida como a Capital do Xaxado e consegue reunir em museu toda a história da saga de Lampião.

Geografia

O território, segundo o IBGE, é de 2.980,007 km², sendo o 4º maior do Estado.

As principais rodovias que dão acesso ao município são: BR-232, PE-320, PE-365, PE-390 e PE-418. Os municípios limítrofes são: Floresta (Sul); Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbi e Betânia (Leste); São José do Belmonte, Mirandiba e Carnaubeira da Penha (Oeste). Ao Norte fica o Estado da Paraíba.

Cultura, Turismo e Lazer

Pontos turísticos 

  • Museu do Cangaço;
  • Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada;
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha;
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário;
  • Sítio Passagem das Pedras (onde nasceu Lampião);
  • Estação do Forró;
  • Açude Jazigo;
  • Açude Cachoeira;
  • Barragem de Serrinha;
  • Casa do Artesão.

Esporte

No futebol, os clubes de maior destaque são o Serra Talhada Futebol Clube e o Serrano Futebol Clube. O primeiro chegou a ganhar um título no Campeonato Pernambucano - Série A2 de 2011, e o segundo conquistou o quarto lugar no Campeonato Pernambucano de Futebol - Série A1 de 2005. 

Outros clubes que tiveram destaque no Campeonato Pernambucano de Futebol foi o Comercial Esporte Clube, extinto em 1982, e também o Ferroviário Esporte Clube, que detém um título do Campeonato Pernambucano - Série A2 de 1997, e está licenciado das competições profissionais desde 2005. 

Fontes: IBGE, Prefeitura de Serra Talhada e Wikipédia.