Logo TCEndo página TCEndo original.

O que você faz, me faz cidadão.

Promovemos uma maior conscientização e engajamento da sociedade pernambucana através do Controle Social.

O que é o TCEndo Cidadania

TCEndo Cidadania é um programa do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), coordenado pela sua Escola de Contas Públicas, que desenvolve ações educacionais com objetivo de: disseminar conhecimentos sobre controle social; promover o exercício da cidadania pela população pernambucana; estimular a participação da sociedade civil organizada na fiscalização e aplicação dos recursos públicos; com vistas à efetividade da prestação dos serviços públicos.

Públicos-alvo

Conselhos

Cumprindo nossa função de despertar criticamente os cidadãos e entidades como os Conselhos Municipais  e Estaduais, promovemos ações que fortalecem o seu papel dentro da gestão pública.

Universitários

Conscientes da contribuição da educação para o controle social o Programa TCEndo Cidadania desenvolve ações no universo acadêmico buscando potencializar a formação  dos estudantes para consolidação da democracia participativa.

Estudantes da Educação Básica

Sempre buscando fazer-se presente na execução de sua missão o Programa TCEndo Cidadania une o estímulo e a educação para o controle social fomentando o pleno exercício da cidadania por parte dos jovens do fundamental e médio.

Famílias

O Programa TCEndo Cidadania  compreende a importância de realizar ações de aprendizagem que ensinem as familias de forma significativa como a sociedade civil pode se tornar partícipe da gestão pública.

Nossas ações

1.
Inspira

A proposta é apresentar aos alunos de Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) da Rede Estadual de ensino, histórias de superação e empoderá-los para usar a educação como ferramenta de transformação social.

2.
Jornada Cidadã

Promovida pela Escola de Contas de Pernambuco, tem como objetivo fomentar o controle social, de maneira direcionada aos conselhos de políticas públicas e demais representantes da sociedade civil organizada.

3.
Conhecendo o TCE

Consiste em encontros com estudantes para promover a disseminação de informações sobre as atribuições e o funcionamento do TCE como Órgão de Controle Externo.

4.
TEAcompanho

Em prol da inclusão de pessoas com TEA, o Programa TCEndo Cidadania mobiliza-se em desenvolver ações relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), como forma de dar mais atenção a esse assunto.

Ações de Aprendizagem

Cursos

Oferecemos cursos, direcionados ao estímulo do controle social nos temas de interesse da sociedade, de acordo com o público-alvo, em especial, membros de conselhos de políticas públicas e a sociedade civil organizada.

Palestras

Promovemos palestras buscando despertar o interesse dos participantes acerca da cidadania. Durante as apresentações são usados diversos métodos e formas que venham instigar a participação e a troca de conhecimentos.

Oficinas

Disponibilizamos oficinas, de aprendizagem dinâmicas, onde são debatidos os problemas e possíveis soluções, sendo consideradas muito eficientes para a formação continuada, pois possibilitam a inovação e a troca de conhecimentos.

Visitas Técnicas

Possibilitamos aos estudantes do ensino médio e universitários visitas para conhecer o funcionamento da Escola e do TCE-PE, através da participação em sessões do Pleno e em palestras, sempre com temas ligados às políticas públicas.

Institucional

Palavra do Presidente

O TCEndo Cidadania é um programa de estímulo ao controle social e importante braço pedagógico de atuação do Tribunal de Contas de Pernambuco, que através da Escola de Contas Públicas fortalece sua missão institucional de orientar e estimular a participação ativa da sociedade na construção e melhoria das políticas públicas. 

O TCEndo Cidadania tem como premissa desenvolver ações educacionais que estimulem o exercício da cidadania, através da participação de membros de Conselhos estaduais e municipais, estudantes e cidadãos em geral como atores principais e indutores do controle social, sendo portanto um importante instrumento de fortalecimento da cidadania, do estímulo ao controle social e da democracia, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, digna e igualitária para todos.

Ouvidoria TCE-PE

A Ouvidoria do Tribunal de Contas está pronta para lhe ouvir. Denúncias, sugestões, reclamações, críticas e elogios. Escolha o seu assunto e fale com a gente. Use o botão ao lado e faça sua ou clique aqui para conhecer a Ouvidoria do TCE-PE.

Para fazer uma denúncia, clique no botão abaixo.

Parceiros

Contatos

Institucionais

e-mail: tcendocidadania@tce.pe.gov.br

Telefone: 81 3181-7963 e 81 3181-7951

Horário de Atendimento: 08h às 14h