Bodocó

Políticas públicas

O TCE-PE tem desenvolvido diversos trabalhos focados em políticas públicas e questões críticas da gestão pública. Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Para mais informações, explore cada área temática disponível.

Educação Icone
Educação
Saúde Icone
Saúde
Segurança Icone
Segurança
Saneamento Icone
Saneamento
Primeira Infância Icone
Primeira Infância
Transparência Icone
Transparência
Tecnologia da Informação Icone
Tecnologia da Informação

Conheça mais sobre Bodocó

Bodocó é um município do estado de Pernambuco formado por três distritos: sede, Claranã, formado por Vila Sipaúba e Vila Jardim, e o terceiro distrito, formado por Vila Feitoria, Vila Né Camilo e Povoado de Cacimba Nova.

A cidade está a cerca de 640 quilômetros de distância de Recife, capital do estado, e sua população foi estimada em 38.605 habitantes, conforme dados do IBGE de 2021. Bodocó é o 51º município mais populoso de Pernambuco e o 160º mais rico (PIB).

Educação

Segundo informações do site oficial da Prefeitura do município, as atribuições da Secretaria de Educação são: garantir o acesso, a permanência com qualidade na escola e o desenvolvimento da Educação Integral humanizada, por meio da gestão democrática e educacional. Compete à secretaria buscar a melhoria permanente da educação, avaliando e acompanhando o desempenho do educando e do educador, em sala de aula, e dos demais profissionais da Educação.

Conforme o último levantamento publicado pelo IBGE (2019), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 3,8 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 183º no Estado e 5307º no país) e 4,0 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (146º no Estado e 4507º no país), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2020, Bodocó dispunha de 46 escolas para o ensino fundamental e 03 para o ensino médio.

Saúde 

A Prefeitura do município estabeleceu que cabe à Secretaria de Saúde: organizar, executar e gerenciar os serviços de saúde da gestão municipal. Possui no topo de suas atribuições a de executar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito local. A estrutura que compõe a secretaria atua com o compromisso de atender integralmente ao usuário, garantindo acesso democrático, resolutivo e humanizado, considerando a saúde como direito prioritário do ser humano.

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2019) na cidade é de 19,23 para 1.000 nascidos vivos (colocação em 32º no Estado e 1210º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,8 para cada 1.000 habitantes (55º no Estado e 2710º no país). De acordo com o Wikipédia, o município conta atualmente com 14 unidades de saúde pública (2009).

Economia

O PIB per capita de Santa Cruz do Capibaribe atingiu o valor de R$ 7.300,54 em 2018, segundo o IBGE. A atividade econômica predominante é comércio varejista e agropecuária de subsistência. 

História

De acordo com o site do município, a história de Bodocó está entrelaçada com a história da família Alencar e com a história indígena da região.

Os vestígios da presença de índios fazem-se por relatos em forma de oralidade. Alguns nativos antigos contavam que, ao desmatarem a serra para plantio de mandioca, encontravam enormes potes com enormes árvores dentro da mata que eram quebrados por curiosidade. Isso aconteceu na Serra do Tucano e na Serra do Pequi, no final do século XVIII.

Por volta de meados do ano 1700, a família Alencar constituiu fazendas de criação de gado no entorno da chapada do Araripe, na região próxima ao Riacho Bodocó. Alexandre de Alencar Rego e família também chegaram e constituíram uma fazenda.

O nome Bodocó apresenta duas vertentes: a primeira é que veio de uma planta aquática com nome Bodocó abundante nas lagoas; a segunda que vem de uma tribo de índios chamados de Bodorocós. O significado da palavra Bodocó na língua tupi-guarani é carne seca na roça.

Os dois grandes marcos da história de Bodocó foram a ?Guerra do Amparo?, ocorrida em 1909 e a sua emancipação política em 1924.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 1.621,786 km², sendo o 32º maior município de Pernambuco e estando a cerca de 640 quilômetros de Recife, cujo acesso é feito pela rodovia Asa Branca (BR-122). Os municípios limítrofes são Santana do Cariri (CE) e Araripe (CE), ao norte; Parnamirim, ao sul; Exu e Granito, ao leste; e Ipubi e Ouricuri, a oeste.

Bodocó está situado na bacia hidrográfica do rio Brígida.

O município localiza-se em sua maior parte na unidade geoambiental das Chapadas Altas. Parte da área do município, a sul, localiza-se na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja.

Cultura, Turismo e Lazer

Pontos turísticos

Pedra do Claranã;

Chapada do Araripe;

Picoroto do Bom Princípio;

Caldeirão da Jibóia;

Gruta das Lendas;

Cascata Cristal

Bodocó festeja seu padroeiro São José, entre o dia 9 e 19 de Março com uma grande programação que se inicia no dia 9 com o famoso hasteamento da bandeira, com o mastro santo percorrendo pelas principais ruas da cidade até a igreja matriz sendo acompanhado por devotos, motoqueiros e cavaleiros montados em seus cavalos. Orações e sucessivos "Viva São José!" marcam o momento. Logo após o fim da festa religiosa que atrai gente de todo o Araripe e estados vizinhos, é iniciada a famosa "Festa de Março" geralmente ocorrendo no fim do més de Março.

A cidade é citada na música "Respeita Januário" de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, "De Taboca à Rancharia, de Salgueiro à Bodocó, Januário é o maior!". Em 2020, a poeta natural de Bodocó, Cida Pedrosa, venceu o Prêmio Jabuti, maior premiação nacional de Literatura, com o livro "Solo para Vialejo", que conta em versos uma viagem de Recife até sua cidade natal, citando referências da cultura pernambucana.

Fontes: IBGE, Prefeitura de Bodocó e Wikipédia.