Vicência

Políticas públicas

O TCE-PE tem desenvolvido diversos trabalhos focados em políticas públicas e questões críticas da gestão pública. Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Esses trabalhos estão organizados por áreas temáticas e representados por círculos nas cores verde, amarelo e vermelho.

Para mais informações, explore cada área temática disponível.

Educação Icone
Educação
Saúde Icone
Saúde
Segurança Icone
Segurança
Saneamento Icone
Saneamento
Primeira Infância Icone
Primeira Infância
Transparência Icone
Transparência
Tecnologia da Informação Icone
Tecnologia da Informação
Outros Icone
Outros

Conheça mais sobre Vicência

Vicência é um município do estado de Pernambuco formado pelos distritos Sede e Murupé, e pelos povoados de Trigueiros, Angélica, Borracha, Agrovila Murupé, Usina Laranjeiras e as comunidades rurais.

A cidade está a cerca de 87 quilômetros de distância de Recife, capital do estado, e sua população foi estimada em 32.897 habitantes, conforme dados do IBGE de 2021. De acordo com o último censo, realizado em 2010, Vicência  é o 63º município mais populoso de Pernambuco.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,605, considerado médio, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-2019), segundo dados também de 2010.

Educação

Conforme levantamento publicado pelo IBGE (2019), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município registrou 4,9 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (colocação em 114º no Estado e 4125º no país) e 4,6 para os Anos Finais do Ensino Fundamental (75º no Estado e 2721º no país), ambos os indicadores da rede pública. O Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhoria do ensino, avaliando o fluxo escolar e as médias de desempenho. Ainda segundo o IBGE, em 2021, Vicência dispunha de 16 escolas para o ensino fundamental e 2 para o ensino médio.

Saúde 

O IBGE informou que a taxa de Mortalidade Infantil média (2020) na cidade é de 5,14  para 1.000 nascidos vivos (colocação em 159º no Estado e 3768º no país) e as Internações por Diarreias (2016) são de 0,2 para cada 1.000 habitantes (163º no Estado e 4284º no país). De acordo com o Instituto, o município conta com 17 unidades de saúde pública (2009).

Em 2010, ainda conforme dados do IBGE, cerca de 58,8% dos domicílios da cidade possuíam esgotamento sanitário adequado.

Economia

O PIB per capita de Vicência atingiu o valor de R$ 14.579,38 em 2019, segundo o IBGE. As atividades econômicas predominantes são a agroindústria (destaque para Usina Laranjeiras) e a agricultura, sendo os principais produtos: batata doce, mandioca, feijão, abacate, laranja, cana-de-açúcar, banana, tomate, coco, manga e milho.

História

Em 1850, as terras do município eram conhecidas como um rincão rural. Apesar de não haver denominação, historiadores contam que havia a residência de uma senhora, bastante católica, conhecida como Vicência de Melo.

O rancho de dona Vicência era sempre procurado pelos almocreves que viajavam para Goiana e municípios vizinhos.

A localidade, pela posição geográfica, tornou-se ponto de encontro dos condutores de mercadorias que a procuravam para descansar. Desta forma, foi, gradativamente, tornando-se um povoado.

Próximo à casa de dona Vicência foi construída uma capela sob a invocação de Santana, reservando para o patrimônio 40 braças de terra.

Em 1856, o padre Crisóstomo iniciou a construção de uma capela concluída em 1859, tendo sido orientador o capuchinho Frei Caetano de Messina.

Distrito subordinado ao município de Nazaré, foi criado com a denominação de Vicência, pela lei provincial nº 1.448, de 05 de junho de 1879 e por lei municipal nº 05, de 30 de novembro de 1892. 

Elevado à categoria de vila com a denominação de Vicência, pelo decreto estadual de 30 de maio de 1891. A vila foi extinta pela lei estadual nº 72, de 16 de maio de 1895.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Vicência figura no município de Nazaré. Foi elevado novamente à categoria de município com a denominação atual, pela lei estadual nº 1931, de 11 de setembro de 1928, desmembrado mais uma vez de Nazaré da Mata.

Geografia

O território municipal, segundo o IBGE, é de 228,017 km², estando a cerca de 87 km de Recife, cujo acesso é feito pelas PE-74 e BR-408 (via Nazaré da Mata). Os municípios limítrofes são Timbaúba e Macaparana, ao norte; Limoeiro e Buenos Aires, ao sul; Aliança, ao leste; São Vicente Férrer, Machados e Bom Jardim, a oeste.

Cultura, Turismo e Lazer

Pontos turísticos

  • Matriz de Sant?Ana (fundada em 1859 pelo padre João Crisóstomo);
  • Engenho Poço Comprido (único engenho do Brasil tombado nacionalmente pelo IPHAN);
  • Engenho Jundiá (fabricava açúcar e tinha uma destilaria de aguardente);
  • Engenho Iguape (um dos poucos engenhos da época do apogeu do ciclo do açúcar em Pernambuco);
  • Engenho e cachaçaria Água Doce (em 2003 reiniciaram a produção de cachaça artesanal);
  • Capela São Joaquim (localizada em terras da Usina Laranjeiras).

Fontes: IBGE, Prefeitura de Vicência e Wikipédia.